A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) será realizada em Porto Velho no dia 27 de março, com o objetivo de promover um espaço de diálogo entre os diversos atores da sociedade rondoniense e o papel da CT&I no país e no Estado. O evento é organizado pelo Governo de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
O tema central da conferência é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, e visa analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, a fim de propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030 das 27 unidades da federação. A promoção, expansão e consolidação da CT&I para o desenvolvimento social do Estado será o foco do encontro, com destaque para a agenda de sustentabilidade.
O governador Marcos Rocha destacou os investimentos do Governo em pesquisa e as ações resultantes, ressaltando que Rondônia vem conquistando espaço nacional com a produção científica e tecnológica de alto nível e excelência. Entre 2020 e 2023, Rondônia atingiu a 2ª colocação da região Norte em atividades registradas de pesquisadores, com um total de 519 projetos.
O presidente da Fapero, Paulo Renato Hadadd, frisou a importância do evento e destacou a necessidade de trabalhar para ter uma maior constância nos encontros produtivos entre Governo, academia, pesquisadores e empresas, com o intuito de avançar em políticas públicas eficientes para a sociedade rondoniense, em diversos eixos.
A conferência será realizada no Auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3146, Setor Industrial, Porto Velho, das 13h30 às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo link
Este evento é uma oportunidade para especialistas, pesquisadores, acadêmicos e setor empresarial se reunirem e discutirem sobre o papel da CT&I no Estado e no país, visando o intercâmbio de conhecimentos, experiências e perspectivas em Ciência, Tecnologia e Inovação.
A conferência também busca construir uma visão compartilhada sobre o futuro da CT&I em Rondônia, identificando oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável e justo do Estado. Com a participação de representantes do Governo, da academia e do setor empresarial, o evento pretende estabelecer um diálogo amplo e produtivo sobre o futuro da CT&I em Rondônia.
A realização da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo importante para o fortalecimento da CT&I no Estado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Rondônia.