As mulheres estão cada vez mais ganhando espaço no mundo dos esportes. À vista disso, o advogado Alan Belaciano comenta que é importante entender o direito da mulher nas práticas esportistas, a fim de garantir a prática de uma atividade saudável. Quer entender melhor como é a atuação feminina nos esportes? Prossiga com a leitura e entenda o direito da mulher dentro das práticas esportivas.
Luta feminina pelos esportes
Como explica o fundador da Belaciano & Advogados Alan Belaciano, assim como todas as outras conquistas das mulheres, a participação feminina nos esportes se deu a partir de muita luta. Desse modo, com a entrada desse público nos esportes, se fez necessária a elaboração do direito da mulher dentro das práticas esportivas.
Assim, as mulheres ganharam espaço nos esportes a partir de diversos protestos para contestar a proibição da participação feminina nessas atividades. No entanto, mesmo com muitos protestos, os clubes de esportes somente admitiram a participação do público feminino a partir da década de 1920.
Direito da mulher dentro das práticas esportivas
Logo, como aponta o dr. Alan Belaciano, a participação feminina no esporte provocou o surgimento de novos direitos desportivos que possuem a finalidade de tornarem essas atividades mais justas e saudáveis. Dessa maneira, uma das principais leis dessa natureza é a Lei nº 3.199, decretada dia 14 de abril de 1941.
Esse decreto determina que as mulheres não realizarão práticas desportivas que são incompatíveis com sua natureza, a fim de evitar que as mesmas tenham complicações em seu quadro de saúde. Ainda, o Dia Internacional da Mulher tem auxiliado o público feminino a conquistar mais espaço dentro das práticas esportivas.
Vantagens da mulher no esporte
Ademais, como indica o fundador da Belaciano e Advogados Alan Belaciano, visto que os movimentos feministas visam reivindicar direitos iguais entre os gêneros, a participação das mulheres nos esportes desempenha um papel fundamental para as conquistas das mesmas, contribuindo para o fortalecimento de seus direitos e seu reconhecimento no mercado de trabalho.
Por fim, a existência dos direitos femininos dentro das atividades desportivas proporcionam inúmeras vantagens, como reforçar a luta pela igualdade entre os gêneros; permitir maior participação da mulher em diferentes segmentos do mercado de trabalho e entretenimento; e reforçar o reconhecimento das conquistas da luta feminina.
É interessante saber como a luta feminina permitiu maior expansão da participação da mulher em diferentes áreas sociais, não é?