A partir da próxima segunda-feira, 27 de maio, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em 39 municípios de Rondônia. Essa iniciativa permitirá que as cidades contempladas tenham acesso a uma internet mais rápida e eficiente, beneficiando mais de 690 mil habitantes.
A Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações, divulgou a informação após uma reunião realizada na sede da agência. No total, as operadoras poderão solicitar a implantação do 5G em 236 municípios brasileiros. A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo para que as prestadoras instalem as estações de quinta geração nas cidades.
No entanto, a liberação não significa que o 5G será instalado imediatamente. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora. Com essa decisão, o número total de cidades aptas a contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 4.134, abrangendo aproximadamente 189 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 88,6% da população do país.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância da tecnologia 5G na vida das pessoas. Ele lembrou que o Brasil realizou um leilão há três anos, vendendo faixas de frequência para o setor privado, que assumiu obrigações anuais de expandir a tecnologia, começando pelas capitais e chegando aos mais de 5 mil municípios do Brasil até 2030.
Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados. Esse painel mostra as cidades onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas a serem contempladas.
Os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel.
Entre os municípios beneficiados em Rondônia estão Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D’Oeste, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho D’Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
Essa expansão do 5G é um passo significativo para a inclusão digital e o desenvolvimento tecnológico no estado de Rondônia, proporcionando uma conexão mais rápida e eficiente para seus moradores.