Na sociedade em que vivemos, é de suma importância a promoção de projetos sociais que visam dar assistências para pessoas em vulnerabilidade. Para Marcelo Madureira Montroni, grande apoiador de causas sociais, a educação é um dos pilares para a transformação da sociedade através da raiz do problema. Se você deseja conhecer mais sobre projetos educacionais que têm transformado a vida de diversos jovens e adolescentes por todo o Brasil, leia este artigo até o final.
Antes de mais nada, Marcelo Madureira Montroni lembra que a educação é um direito que não ajuda apenas o indivíduo, mas também contribui para o desenvolvimento pleno de um país. Somente por meio da educação é possível encontrar soluções para problemas como, por exemplo, pobreza e violência que, como sabemos, assolam o nosso país. Através da educação, é possível garantir o exercício da plena cidadania de jovens e adolescentes de um país.
Pensando nisso, te convidamos a conhecer alguns dos projetos educacionais sem fins lucrativos, que atendem pessoas de diversas partes do país. Confira!
Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna tem sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo país. De acordo com Marcelo Madureira Montroni, o objetivo da instituição é diminuir as desigualdades sociais por meio da educação de crianças e adolescentes. Ainda nesse sentido, o instituto desenvolve soluções a fim de obter educação de qualidade nas redes públicas de ensino de todo o Brasil, a partir da parceria com gestores públicos, educadores e outras organizações de mesmo objetivo.
Fundação Abriq
Assim como Instituto Ayrton Senna, a Fundação Abriq tem sede em São Paulo, mas atua em todo o país. A instituição promove a implementação de políticas públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para a prestação de serviços ou defesa de direitos, e articulação social em prol dos direitos da criança e do adolescente. Para Marcelo Madureira Montroni, a Fundação Abriq é uma das instituições com mais resultados expressivos no país.
Associação Vaga Lume
A Associação Vaga Lume é uma instituição com sede em São Paulo, mas como foco de atuação em todas as áreas da Floresta Amazônica. Segundo Marcelo Madureira Montroni, a associação desenvolve projetos de educação, cultura e estimula, principalmente, a leitura, escrita e oralidade. Atualmente, 22 mil crianças, jovens e adultos participam das atividades da ONG. Além disso, 159 bibliotecas foram criadas e quase 100 mil livros foram distribuídos em áreas de difícil acesso.
Todos Pela Educação
Com sede em São Paulo, mas atuação em todo país, o projeto Todos Pela Educação tem o compromisso de assegurar o direito à Educação Básica de qualidade para todos os cidadãos do país. De acordo com Marcelo Madureira Montroni, os principais objetivos do projeto foram alfabetização plena até os 8 anos de idade, aprendizado adequado ao ano, conclusão de etapas na idade adequada e ampliação de boa gestão dos recursos investidos na Educação Básica.
Avante
O projeto Avante tem sede no estado da Bahia, e desenvolve ações a partir do diálogo direto com a comunidade e desenvolve tecnologias sociais com o objetivo de disseminar conhecimentos e práticas de alcance social. Segundo Marcelo Madureira Montroni, a Avante desenvolve formação para mobilização e controle social, formação de agentes culturais, formação para o trabalho e formação de educadores e tecnologias educacionais.
Para Marcelo Madureira Montroni, grande apoiador de projetos sociais, é de suma importância que a comunidade tenha ciência de projetos como os que foram citados, seja para ajuda, seja para ser um beneficiado. Dessa maneira, será possível projetar um futuro e ameno para todos.